Monday, July 14, 2008

O Renascer do Calcado Angolano


As exportações portuguesas de calçado aumentaram 11,4%, para 279 milhões de euros, nos dois primeiros meses do ano face ao mesmo período de 2007. Tendo em conta o panorama favorável, a indústria de calçado continua a apostar numa ofensiva promocional, a maior de sempre, nos mercados internacionais. Angola é o próximo alvo da ofensiva.
O mercado angolano será uma das próximas apostas da indústria portuguesa de calçado, que continua a investir em força, com a maior ofensiva promocional de sempre, nos mercados internacionais. A campanha de promoção externa, da autoria da APICCAPS – Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, em parceria com a AICEP, envolve um total de 140 empresas e um investimento de 8 milhões de euros (mais 21,4% do que em 2007), tendo como objectivo reforçar a capacidade competitiva internacional do calçado português, que registou um crescimento positivo em praticamente todos os principais mercados externos. «A participação de Portugal na Filda, que irá ter lugar entre 15 e 20 de Julho, vai contar com a maior representação internacional de sempre, naquele que é o mais importante evento económico que se realiza naquele país», afirmou em comunicado a AICEP, acrescentando ainda que «neste ano, Angola tornou-se já no mercado mais importante fora da União Europeia e o quinto mercado mais representativo para as exportações portuguesas de calçado, depois da Espanha, Alemanha, França e do Reino Unido».
Em conjunto com a delegação em Luanda da AICEP, os empresários portugueses levarão ainda a cabo encontros com potenciais operadores e importadores de calçado. «É um mercado que perspectiva um interessante potencial de crescimento», salientou a Appicaps, recordando os seus 12,3 milhões de habitantes e as taxas de crescimento anuais superiores a 9% naquele país.
Na edição da Filda deste ano, o Pavilhão de Portugal estará organizado em seis áreas temáticas: "Curar" - Saúde, Ciências da Vida, Equipamento Hospitalar com cinco empresas expositoras; "Viver" - Agro-Alimentar, Habitat, Vestuário, calçado com 33 empresas; "Construir" - Equipamentos e Materiais de Construção com 13 empresas expositoras e "Mover" - Material Eléctrico e Electrónico, Máquinas, Equipamentos e Ferramentas, Acessórios Automóvel, Transportes, Transitários que contará ainda com 27 empresas. As restantes áreas temáticas são "Comunicar" - Tecnologias de Informação e Comunicação, Indústria do Papel, Sector Editorial e Escolar com 15 empresas participantes e "Desenvolver" - Serviços, Turismo, Transportes, Transitários com nove empresas expositoras. Na área "Institucional" estarão ainda os stands da AICEP e da Câmara de Comércio e Indústria Portugal-Angola.